domingo, 13 de março de 2011

Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 02 (2 de 2)

1º Estudos Gerais - História - Atividade 001
VÍDEO 001 (parte 2)

Assista e comente!!!!!

29 comentários:

Anônimo disse...

Os vídeos falam em sí, da vida e a evolução do homem; Sendo ele da pedra lascada ou polida tiveram grandes descobertas, descobertas que utilizamos até hoje, como a agricultura, o fogo, etc.

Nome: Gustavo ALexandre da Silva
Série: 1º Ano Estudos Gerais D

Alunos 2º B disse...

auno: Danilo jose da silva
serie: 1º C
resp: Ambos os videos falam entre si da evolucao humana desde o periodo da pedra lascada ao da pedra polida das descobertas que o homem fez (a agricultura e um exemplo)após milhares de anos os seres humanos aprenderam a cultivar vegetais e a domesticar animais. Aos poucos, dentro dos grupos formados, foram se estabelecendo relações sociais cada vez mais complexa, decorrentes, entre outras razões, da diversidade das atividades de produção e da especialização do trabalho. Dessa diversificação das relações sociais surgiram as cidades, o comércio, a religião, a escrita e o Estado.

Alunos 2º B disse...

aluno: flavio jose
serie:1º C
resp: os videos falam dAs primeiras Civilizações do período histórico, são as Civilizações agrícolas e mercantis da antiguidade oriental, que incluem, entre outros, os povos mesopotâmicos, os egípcios, os hebreus, os fenícios, os persas, os hindus e os chineses.

Alunos 2º B disse...

aluno:osinaldo
serie:1º C
resp: os videosvimos,que após milhares de anos os seres humanos aprenderam a cultivar vegetais e a domesticar animais. Aos poucos, dentro dos grupos formados, foram se estabelecendo relações sociais cada vez mais complexa, decorrentes, entre outras razões, da diversidade das atividades de produção e da especialização do trabalho. Dessa diversificação das relações sociais surgiram as cidades, o comércio, a religião, a escrita e o Estado.

Alunos 2º B disse...

aluna : ana karolyne
serie: 1º C
resp: os videos falam dos nomades que atacavam os sedentarios

Alunos 2º B disse...

aluna: andriele moura
serie: 1º C
resp: os videos falam que A princípio não existia a propriedade da terra, e os camponeses dela usufruíam trabalhando como membros da comunidade aldeã. Posteriormente, a terra tornou-se propriedade nominal do governante, um rei divinizado que personificava os interesses da comunidade.

Alunos 2º B disse...

aluna: luana bezerra
serie: 1º C
resp: os videos falam que As primeiras grandes Civilizações das quais temos notícia organizavam-se sob aspectos muito semelhantes. Seus dois elementos mais marcantes foram a agricultura baseada nos grandes sistemas de irrigação e o poder político sustentado pela religião, por isso ficaram conhecidas como “teocracias de regadio”. Muitos autores denominam de “modo de produção asiático” esse conjunto de características presentes na vida política, social, religiosa e econômica das Civilizações mais antigas

Alunos 2º B disse...

aluno: alison jose
serie: 1º C
resp; nos videos cita-se que Na mesma época em que se desenvolviam as civilizações mesopotâmicas, entre o rio Tigre e o rio Eufrates, outra importante civilização se desenvolvia às margens do rio Nilo: a Civilização Egípcia. Ela nos deixou numerosos monumentos, como pirâmides, templos e estátuas. E muitos aspectos de sua história, do seu povo, de seus faraós, chegaram até nós através dos hieroglífos, sua escrita particular, que foi decifrada pelo cientista francês Jean François Champollion, em 1822.

Alunos 2º B disse...

aluno: jose wilker
serie: 1º C
resp: os videos dizem que A religião mesopotâmica era politeísta, adoravam e consagravam como deuses os rios, ventos, astros, o que deu origem à astrologia. Acreditavam em demônios, adivinhações, magia. Os deuses, apresentados sob forma humana, eram numerosos na Mesopotâmia. ANU (deus do céu); SHAMASH (deus do sol e da justiça); SIN (deusa da lua); EA (deusa da água); ISHTAR, cultuada por todos, era a deusa maior: concedia a vitória e ajudava no amor

Alunos 2º B disse...

aluna:tatiana helena
serie: 1º C
resp: no video fala-se As classes sociais estavam divididas em classes privilegiadas: formada pelos reis, sacerdotes, aristocratas e comerciantes. Essa elite era poderosa, concentrava privilégios e força, sustentada pela esmagadora maioria da população, formada pelos artesãos, escravos, escribas, funcionários do governo, que estava submetida à servidão imposta por um governo despótico e teocrático.

Alunos 2º B disse...

aluna: angela cavalcante
serie:1º C
resp: fala que Aprimorando os conhecimentos de astronomia, os mesopotâmicos avançaram no domínio da matemática; foram os inventores da álgebra, desenvolvendo cálculos de divisão e multiplicação, incluindo a criação da raiz quadrada e da raiz cúbica. Também dividiram o círculo em 360 graus e criaram um calendário com o ano de doze meses. Inventaram medidas de comprimento, superfície, capacidade de peso e calculavam a hipotenusa.

Alunos 2º B disse...

aluna : ana paula
serie: 1º D
nos videos cita-se que Na pecuária já exploravam o bovino que fornecia carne e leite. O gado era utilizado também para puxar carros e arados, e ainda criavam carneiros para obter lã e tecido.

Alunos 2º B disse...

aluno: givanilson jose da silva
serie: 1º D
resp: nos videos falam- se dos povos nomades A maioria dos antigos povos nômades tornaram-se sedentários com a descoberta da agricultura. No entanto, ainda hoje subsistem sociedades nômades, como algumas tribos de tuaregues do Sahara.

Alunos 2º B disse...

profº: gustavo mim desculpe novamente pois sobrou outra vez para ajudar os meus colegas de classe pois eles estavam desorientados e nao sabiam com faziam para responder os exercicios entao peço que nao desvalorize as respostas por serem postadas por um unico postador pois acima ja citei as razoes.

Dannylo silva

Unknown disse...

Video 001
O homem na idade da pedra era nomânde que é uma pessoa que nao vive num lugar fixo.
Bom o homem aprendeu a ser sedentario de moradia fixa e aprendeu também a viver em sociedade.

Maria Italla Belarmino da Silva
Série: 1º D

Unknown disse...

aluna:sheyla kassiana...
série:1 D

os videos mostrão a evolucao humana desde o periodo da pedra lascada ao da pedra polida das descobertas que o homem fez O homem na idade da pedra era nomânde que é uma pessoa que nao vive num lugar fixo.também retratar a evolução de sua enteligÊncia desenvolvendo armas artesanais ex:lanças de pedras também sobre a descoberta do fogo facilitou sua capacidade de caça etc...

Anônimo disse...

ALUNO; Weverton celerino
SERIE;1D

Os videos fala da evolução do homem da pedra lascada ea polida que tiveram varias descubertas como o fogo que utilizamos até´hoje.

Anônimo disse...

ALUNA; Viviane gomes da silva
SERIE;1C

O homem na idade da pedra lascada e polida inventaram o fogo a agricultura que até hoje nós utilizamos.

Alunos 2º B disse...

Aluno: diego pereira
serie :1º C

nos videos vimos,que após milhares de anos os seres humanos aprenderam a cultivar vegetais e a domesticar animais. Aos poucos, dentro dos grupos formados, foram se estabelecendo relações sociais cada vez mais complexa, decorrentes, entre outras razões, da diversidade das atividades de produção e da especialização do trabalho. Dessa diversificação das relações sociais surgiram as cidades, o comércio, a religião, a escrita e o Estado

Anônimo disse...

é que tanto primeiro e o segundo video fala da pre historia como surgiu,os primata,as escritas e etc.
Hailton José 1ºC

Anônimo disse...

auno: maria aparecida bezerra da silva
serie: 1º b
(A) 365 anos.
resp: Ambos os videos falam entre si da evolucao humana desde o periodo da pedra lascada ao da pedra polida das descobertas que o homem fez (a agricultura e um exemplo)após milhares de anos os seres humanos aprenderam a cultivar vegetais e a domesticar animais. Aos poucos, dentro dos grupos formados, foram se estabelecendo relações sociais cada veze e etc.

Anônimo disse...

aluno:renata bezerra da silva
serie:1º b
resp: os videosvimos,que após milhares de anos os seres humanos aprenderam a cultivar vegetais e a domesticar animais.

Anônimo disse...

Aluna: Maria Marcela Berlamino da Silva.
Serie: 1º D
Parecer do Video: Eu entendi que hoje os pesquisasdores mostram para nós, a importancia do homem na idade da pedra. O modo de como eles se alimentavam, se vestiam e viviam, pois a primeira história escrita foi apartis de documentos.

Anônimo disse...

Aluna: Daiane Jovenice da Silva.
Serie: 1º D
Compreensão do Video: Eu entendi que hoje os pesquisasdores mostram para nós, a importancia do homem na idade da pedra. O modo de como eles se alimentavam, se vestiam e viviam, pois a primeira história escrita foi apartis de documentos.

Anônimo disse...

Aluna: Maria Marcela Berlamino da Silva.
Serie: 1º D
Video 002
Sobre este video eu entendi que a diferença é spbre as coisas do passado relacionado ao presente que não explica bem.

Anônimo disse...

Aluna: Daiane Jovenice da Silva.
Serie: 1º D
Video 002
Sobre este video eu entendi que a diferença é spbre as coisas do passado relacionado ao presente que não explica bem.

Anônimo disse...

Escola Cônego Fernando Passos
Iuliane Karine
Serie: 1c

Questão 01: O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.




Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:

I- os macacos antropóides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
II- alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.

III- na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum.

IV- não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens.


Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:




(A) todas as afirmativas estão corretas.

(B) apenas as afirmativas I e III estão corretas.

(C) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

(D) apenas a afirmativa II está correta.

(E) apenas a afirmativa IV está correta.



Questão 02: Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 x 1000000000 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!



O texto acima, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que


(A) a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais, perturbando desde então seu desenvolvimento.

(B) o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a indústria, em suma, ao poluir.

(C) desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações.

(D) o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de dez vezes mais recente que o do nosso planeta.

(E) a industrialização tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.


Questão 03: O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de


(A) 365 anos.

(B) 460 anos.

(C) 900 anos.

(D) 10 000 anos.

(E) 460 000 anos.

Anônimo disse...

Escola Cônego Fernando Passos
Fabiana Laurentino
Serie: 1c

Questão 01: O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.




Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:

I- os macacos antropóides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
II- alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.

III- na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum.

IV- não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens.


Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:




(A) todas as afirmativas estão corretas.

(B) apenas as afirmativas I e III estão corretas.

(C) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

(D) apenas a afirmativa II está correta.

(E) apenas a afirmativa IV está correta.



Questão 02: Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 x 1000000000 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!



O texto acima, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que


(A) a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais, perturbando desde então seu desenvolvimento.

(B) o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a indústria, em suma, ao poluir.

(C) desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações.

(D) o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de dez vezes mais recente que o do nosso planeta.

(E) a industrialização tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.


Questão 03: O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de


(A) 365 anos.

(B) 460 anos.

(C) 900 anos.

(D) 10 000 anos.

(E) 460 000 anos.

Anônimo disse...

o video fala sobrea evoluçãodo homeme,da pedra lascada e os periodos históricos,o periodo do fogoe o descobrimento da agricultura.

carlos wellington soares da silva
série:1ano estudos gerais D