quinta-feira, 4 de março de 2010

Terremotos no Brasil

Terremotos no Brasil!!!!!!!
Terremotos são comumente conhecidos como tremores de terra ou abalos sísmicos. Eles têm sua origem no tectonísmo, quando do movimento das placas tectônicas e no vulcanismo, quando são provocados pelas erupções vulcânicas.
Prever a ocorrência dos terremotos é quase impossível, no entanto, o monitoramento destas ocorrências é bastante possível, pois existem lugares que são propícios a indicdência de abalos, nesse caso, a possibilidade maior são nas bordas das placas tectônicas ou regiões onde elas se encontram.
Os terremotos podem ser medidos, o método de avaliação desse fenômeno foi eleaborado em 1935 pelos sismólogos norte-americanos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg. O Nome de Richter é utilizado para designar a escla até hoje. os abalos são medidos em uma escala de 0 a 9, que corresponde à quantidade de energia liberada.
Anualmente são registrados aproximadamente 300 mil terremotos com escalas que variam em uma média de 2 e 2,9 graus na escla Richter. Desse número alguns acontecem em território brasileiro.
Recentemente o Brasil presenciou vários abalos sísmicos, o primeiro ocorreu em 2007 em um vilarejo localizado no norte do Estado de Minas Gerais, esse evento gerou a primeira vítima falta decorrente de terremotos na história do Brasil.
O segundo evento corresponde a três ocorrencias em 2008 no norte do Ceará, registrando 3,9 graus na escla Richter. os moradores dos municípios atingidos ficaram apavarados e passaram a noite acordados na rua.
Em São Paulo no dia 22 de abril de 2009, um tremos de 5,2 deixou grande parte da população em pânico.
Não podemos deixar de falr de Caruaru, onde constantemente a terra treme. Só em agosto de 2007 foram registrados 1.218 vezes; 102 só no dia 19 de agosto. Em setembro do mesmo ano a frequência caiu para uma méida de dois abalos por dia.
Segundo Joaquim Mendes, coordenador do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Nordeste é uma das regiões sujeitas a terremotos no Brasil, com magnitude média de 3,5 graus na chamada Escala Richter. Os terremotos que fazem mais estragos geralmente ultrapassam 6 graus nessa escala. Os tremores de Caruaru ocorrem porque a cidade fica localizada bem no meio de uma falha geológica, um foco vulnerável à atividade sísmica, denominado zona de cisalhamento Pernambuco-Leste. Essa flaha começa no Recife e entra pelo sertão, até Arcoverde, numa extensão de 254 quilômetros. Caruaru está no meio do caminho. Diante desses fatos e de outros ocorridos em anos passados fica evidente que o território brasileiro não está totalmente livre da ocorrência de abalos sísmicos, nesse sentido exite uma possibilidade real da incidência de terremotos demaiores proporções em uma das inúmeras cidades do Brasil, a escla mais elevada registrada no Brasil ocorreu em 1955, no Estado de Mato Grosso com 6,6 na Escala Richter.
Toda polêmica acerca da "imunidade" do Brasil em relação à ocorrência de terremotos foi derrubada pelo professor Allaoua Saadi do Departamento de Geografia do Instituto Geociência, onde foram encontradas 48 falhas geológicas em toda a extenção do território brasileiro.
São nessa falhas que se desenvolvem os terremotos, por meio do movimento das placas tectônicas. As falhas se formaram há milhões de anos em um longo processo geológico. As placas atuais são resultado da junção de placas, uma sobreposta a outra, e muitas vezes a acomodação não realiza um perfeito encaixe, com isso há a formação de trincas, lacunas, rachaduras e falhas, e quando há ruptura resulta em terremotos.
Diante dessa pesquisa, Saadi afirmou que a concentração maior das falhas está presente no Nordeste e Sudeste. Apesar das novidades oriundas desse estudo, ainda se tem informações superficiais, uma vez que foram identificadas somente as grandes falhas e existem ainda inúmeras outras pequenas fissuras.
Para a consolidação desse trabalho, Saadi utilizou vários recursos, dentre os principais estão: análise de mapas topográficose geológicos, imagens de satélites e radas, além de livros e pesquisas sobre o assunto.
O pesquisador em questão relatou que existe a possibilidade de acontecer terremotos, porém com menor frequência e intensidade em relação a outros lugares do globo.

11 comentários:

Alunos 2º B disse...

Aluno: luis Antonio
Serie:1º D

os videos falam sobre como o homem
evolui desde da pre-historia como aprederam a manusear o fogo a descoberta da agricultura que fez com que o homem deixasse de ser nomade e passaram a ser sedentarios apartir a passaram a construir moradias fixas e com agricultura passaram a poder ter alimentos de varios tipos atraves podendo apartir dai surgi o comercio e tambem surgiram os primeiros cargos governamentais por causa da nessidade de ter um lider dentro da comunidade.

Jéssica Fernandes disse...

1º A
por que esta de acordo com as ilustração.

2º B
por que foi apartir da agricultura que o homem evoluiu

3º C

por que foi nessa época que homem começou a plantação

Maria Daniele disse...

1º b

2º e

3º d

série: 1º C
Nome: Maria Daniele

Jeferson Fernandes disse...

1º D

2º B

3º E

Nome: Jeferson Fernandes
Série: C

Isabela Barboza disse...

a origem do do seres humanos mudou entre 8000 anos ficou conhecido como a idade Da pedra. ohomem a badonou avida modina. o homem apredeu aviver em sociedada .assim apareceu a roda durante a nova idade da pedra. criou aceramica e começou idade do metais . a vida como ela era as 6000mil aos tinha muita mundança da historias era escrita atraves do documento.as pessoa fazia cecramica ,pescava .algus anos veio adivisao do trabalho.a pre historisca faz parte da escrita.
série: 1º B
aluna: Isabela Barbosa

Anônimo disse...

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FpS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que clcn venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele clcn não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

Anônimo disse...

Debaixo do pé esquerdo escreva o nome dele.Repita 3 x:Debaixo do meu pé esquerdo eu te prendo (b),eu te amarro(b) eu te mantenho(b) pelo poder das 13 almas santas e benditas e por São Cipriano, vc vai ficar apaixonado por mim (d) e confessar o seu amor, vai ficar comigo para sempre e me fara muito feliz .Que vc (b)me ligue agora e peça para eu ficar com vc para sempre.E que venha correndo para me ver.que não sinta paz nem alegria longe de mim apartir de agora. Que você (b) so tenha pensamentos, olhos, coração, amor, desejos, tesão, admiração, respeito, carinho, paz e realização sexual somente comigo (d). Que você seja um amante fiel, dedicado e completamente apaixonado por mim (d).Que VC (b) esteja pensando em mim e não consiga me tirar da sua cabeça e do seu coração.Que vc largue tudo que estiver fazendo e venha me procurar AGORA!para conversarmos e nos entendermos.que vc(b)! sofra enquanto não vier falar comigo,que vc (b) sinta uma dor no coração até que tenha coragem de me procurar e de dizer que me ama. Assim eu quero assim esta feito e assin sera feito.Que vc (b) venha agora para mim,largue tudo e só pense em mim.AGORA!!!!!Assim ja esta feito Amém. Publicar 4 x essa oração(forte para amarrar alguem) Simpatia infalível, porém não se po!
de voltar atrás.

Anônimo disse...

Pelos poderes de São Cipriano: (L) se afastará agora, definitivamente de (V). Que ele não queira mais ve-la, nem falar com ela. Que ele sinta nojo, se sinta doente e angustiado, nervoso, depresivo e perca o interesse, o carinho, o amor por (V). Querido e poderoso São Cipriano vós que participais de forma infálivel nas simpatias dos grandes magos do oriente e nos sortilégios fervorosos do Professor Michel, faça com que (L) não queira mais ver (V) , não queira mais dormir com ela, nem beija-la, nem transar com ela, nem mesmo falar com ela. Que (V) igualmente não queira mais falar com (L), que quando (V) estiver ao lado dele, sinta mal estar terrivel, que fique angustiada. Que (L) deseje desesperadamente sair da presença de (V), que queira se afastar da presença de (V), que não queira mais conversar com ela (V), que perca o carinho o amor, o tesão por ela (V). OS CAMINHOS DESSE CASAL NUNCA MAIS SE CRUZARÃO, PELA FORÇA DE SÃO CIPRIANO! Oh querido e poderoso São Cipriano: Confio em seu poder e tenho certeza de que este pedido foi e sempre será realizado, agradeço por estar trabalhando para mim e divulgarei seu nome em troca de atender ao meu pedido de afastar para sempre (L) de (V). Que assim seja! está feito pelos poderes do céu e da terra, das águas e das chamas. Amém.

Anônimo disse...

Para ele te ligar agora! Não falha! Para ele ligar agora! - (aha), neste momento onde quer que você esteja, neste exato instante, você perderá a concentração e seu pensamento se voltará para mim (cpc) . Você entenderá que não pode viver sem mim. Neste exato momento você começará a se desfazer do seu orgulho. Agora mesmo você está com vontade de me ligar. Agora mesmo você está pensando em mim. Você vai tentar resistir. Não resista. TU aha vais me ligar agora, vais me ligar . Mas neste instante você tem a certeza de que vai me ligar. Você compreenderá que esta apaixonado por mim(cpc)e não consegue ficar sem a minha presença. Neste exato momento você vai pensar em mim. Eu invoco os três Santos Anjos, Miguel, Gabriel e Rafael para que iluminem o seu coração e se desfaça qualquer dúvida. Que Miguel expulse de perto de você todo mal espírito, toda má influência. Que Gabriel anuncie a você o meu nome (cpc)Que sopre em seus ouvidos a palavra amor e te faça lembrar de mim. Que m!e anuncie ao seu anjo da guarda. Que Rafael use o bálsamo curador para curar a descrença que se instalou no seu coração mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e do desejo por mim. Assim seja. Com todo o meu amor! Quando esta mensagem for publicada, em dois minutos você terá um desejo irresistível de me ligar. Ceda a ele aha, que eu estou esperando por você neste instante. Amém

Anônimo disse...

Para ele te ligar agora! Não falha! Para ele ligar agora! - (aha), neste momento onde quer que você esteja, neste exato instante, você perderá a concentração e seu pensamento se voltará para mim (cpc) . Você entenderá que não pode viver sem mim. Neste exato momento você começará a se desfazer do seu orgulho. Agora mesmo você está com vontade de me ligar. Agora mesmo você está pensando em mim. Você vai tentar resistir. Não resista. TU aha vais me ligar agora, vais me ligar . Mas neste instante você tem a certeza de que vai me ligar. Você compreenderá que esta apaixonado por mim(cpc)e não consegue ficar sem a minha presença. Neste exato momento você vai pensar em mim. Eu invoco os três Santos Anjos, Miguel, Gabriel e Rafael para que iluminem o seu coração e se desfaça qualquer dúvida. Que Miguel expulse de perto de você todo mal espírito, toda má influência. Que Gabriel anuncie a você o meu nome (cpc)Que sopre em seus ouvidos a palavra amor e te faça lembrar de mim. Que m!e anuncie ao seu anjo da guarda. Que Rafael use o bálsamo curador para curar a descrença que se instalou no seu coração mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e do desejo por mim. Assim seja. Com todo o meu amor! Quando esta mensagem for publicada, em dois minutos você terá um desejo irresistível de me ligar. Ceda a ele aha, que eu estou esperando por você neste instante. Amém

Anônimo disse...

PELOS PODERES DE SÃO CIPRIANO ,EU(V.) VOU ARRUMAR MT DINHEIRO PARA PAGAR MINHAS DIVIDAS QUE AINDA HOJE O DINHEIRO VENHA EM MINHAS MAOS SÃO CIPRIANO FAZEI POIS QUE ESTE PEDIDO SE REALIZE DE IMEDIATO que o dinheiro SURJA AGORA SEM DEMORA PELOS PODERES DE SÃO CIPRIANO EU VOU AGORA TER o dinheiro NAS MINHAS MÃOS AMARRADO PARA NUNCA MAIS FUGIR DE MIM,PUBLICO DE IMEDIATO ESTA ORAÇÃO PARA SEU NOME SER NOTADO EM TROCA DE CONSEGUIR UM BOM dinheiro ,DE IMEDIATO,DURANTE O DIA.AMÉM